Por que você deve considerar o estudo de mercados no projeto agroflorestal?

Agrofloresta do Futuro: É muito comum quando se inicia uma empreendimento com agrofloresta pensar somente no sistema produtivo como ponto de partida. E é claro que não há nada de errado  nisso! No entanto, é preciso considerar se existe mercado para justificar qualquer investimento.

Seja local, regional, nacional ou internacional. Quem vai comprar o que você vai produzir ? Quem vai te vender o que você precisa para produzir? Quanto de recurso será necessário para você começar ou expandir seu negócio agroflorestal?

Se no seu projeto agroflorestal, seja ele micro, pequeno, médio ou de grande escala, haverá investimentos, você como empreendedor, investidor, técnico ou consultor deve reunir o máximo de informações sobre a estrutura e o funcionamento dos mercados. Seja ele dos mercados de produtos, dos mercados de serviços e também dos mercados dos fatores de produção, que tenham alguma relação com as atividades do seu projeto.

Você precisa investir muita atenção e esforço nesta fase do projeto, pois estudos de mercados incompletos ou mal feitos podem comprometer ou até mesmo impossibilitar a elaboração das fases seguintes.

Parece óbvio que você precise conhecer a estrutura e funcionamento do mercado que quer entrar. É preciso conhecer as regras do “jogo” para você saber se tem chances de ter sucesso nele. Para projetos agroflorestais não deve ser diferente. 

Aliás, se tratando de sistemas agroflorestais, o estudo de mercado é de extrema importância!  Pois eles envolvem uma maior complexidade devido a diversificação de itens produzidos.   

Independentemente das vontades e gostos do empreendedor, produtor, técnico ou empresário agroflorestal, o mercado tem seu próprio funcionamento e estrutura. O que você deve buscar fazer é apenas uma descrição de como estes mercados realmente funcionam, como se comportam e quais são as formas de atuação que ele pode exercer.

É muito comum o empresário rural enfrentar situações comerciais difíceis, tanto para comprar insumos como para vender seus produtos, muitas vezes em ambientes altamente competitivos, que é para muitos difíceis de lidar. Na maioria destes mercados você empreendedor agroflorestal será um tomador de preços e não um formador dos preços dos produtos que vende ou compra.

Nessa etapa da elaboração de projetos é necessário que você deixe o sonho para a hora de dormir. Você deve ser frio na busca da realidade de cada mercado. É nessa hora que você deverá perceber as ameaças e as oportunidades diante seu projeto.

Basicamente você que é empreendedor, investidor ou consultor em Agrofloresta precisa responder as seguintes perguntas:  

(1) Para quem é possível vender? Ex.: clientes diretos, Ceasa, feira, supermercados, restaurantes, vendas online, indústrias beneficiadoras, para você mesmo? Você tem algum nicho de mercado para atender?

(2) Por quanto é possível vender? Ex.: O preço cobre todos os custo, despesas e gera lucro? O preço está acima, abaixo ou na média do mercado? Posso agregar algum valor adicional, seja pela qualidade, pelo serviço, 

(3) Quanto é possível vender (qual é o tamanho do mercado)? Ex.: Quantos kilos, toneladas, unidades o meu mercado absorverá quando eu produzir?

(4) Como este mercado funciona? O mercado é constante ou sazonal? Existe variações de preço? Como é feita a entrega? Ele é regulado pelo governo?  

Um erro muito comum é de se achar que os Estudos de Mercado servem apenas para estudar o mercado dos produtos. Isso é um erro grave. É importante saber que nesta etapa do projeto é necessário estudar também o Mercado dos Fatores de produção que resumidamente são os insumos, serviços e capitais que serão utilizados na produção agroflorestal. 

As perguntas que você deve responder sobre os fatores de produção são:

(1) De quem é possivel comprar? Por exemplo: De vizinhos? Nas lojas? Na internet? Parceiros? 

(2) Por quanto é possível comprar? Ex.:No local do seu projeto consigo comprar adubo por quanto? E se eu comprar grandes quantidades? E o frete?

(3) Quanto é possível comprar (tamanho do mercado)? Por exemplo: Quantas mudas de frutíferas preciso e quem pode me atender na quantidade e qualidade que preciso? 

(4) Como este mercado funciona?

Agora você deve estar pensando: “Como vou responder essas perguntas? Vou te dar uma dica: Buscando pessoalmente ou online nos diferentes canais de informação e de comercialização local, regional, nacional e em alguns casos até internacional. Estas informações dirão muito sobre a formação dos preços dos seus produtos e seus custos de produção.

Normalmente esta é a fase mais difícil da elaboração do plano de negócios ou do projeto, pois geralmente as informações não estão completamente disponíveis e muitas vezes pode haver restrições de acesso a elas. Além disso não existe certeza quanto aos preços a serem praticados no futuro, mas mesmo assim estimativas sobre estes valores devem ser obrigatoriamente estudadas.

A análise de mercado pode parecer complicada ou difícil em um primeiro momento, portanto é uma fase de novas descobertas, onde se faz necessário ir além do comum e de situações já conhecidas. 

Pronto. Agora você está mais próximo de ter uma agrofloresta de sucesso. Deixe um like se gostou do nosso conteúdo, comente qual é o seu mercado e pegue abaixo uma tabela questionário que fizemos para você começar hoje seu estudo de mercado.

Questionário Estudo de Mercados de Empreendimentos – Produtos e Serviços – Agroflorestais
1. Identificação
1.1. Nome do Empreendimento:
1.2. Nome do Projeto:
1.3. Nome do Produto / Serviço:
1.4. Nome do Responsável:
1.5. Tipo do Projeto: Início ou expansão?
2. Estudo de Mercado – Clientes
2.1. Qual é o meu mercado alvo? Quais são suas exigências e necessidades?
2.2. Quem são os meus possíveis clientes? Aonde irei vender? Para quem irei oferecer meus produtos ou serviços?
2.3. Empresa (B2B), pessoa física (B2C) ou Governo (B2G)?:
2.4. Endereço / Telefone/ Site / redes sociais:
3. Estudo de Mercado – Preços
3.1. Por quanto é possível vender meus produtos ou serviços:
3.2. Quanto o mercado convencional ou meu nicho geralmente paga por isso:
3.3. Posso oferecer algum diferencial que agregue valor:
3.4. O que a concorrência oferece? Tem espaço para eu melhorar?
3.5. Como são os preços nos mercados local, regional, nacional e internacional?
3.6. Existe algum tipo de subsídio ou barreira comercial ou tarifária a ser considerada?
3.7. Existe variação de preços ao longo do ano (sazonalidade) ou é constante?
4. Estudo de Mercado – Quantidades
4.1. Quanto é possível vender? Quanto posso oferecer para o mercado:
4.2. O mercado absorve as quantidades ofertadas atualmente?
4.3. O mercado absorverá quantos kg, ton, unidades, vagas, etc., quando eu tiver pronto para oferecer?
4.4. Quantidade absorvida pelos Mercados local, regional, nacional ou internacional:
5. Estudo de Mercado – Estrutura e Comportamentos
5.1. Como este Mercado funciona? Como ele compra? Como são os procedimentos de venda ou contratação?
5.2. Trata-se de um mercado em expansão, declínio ou estagnação:
5.3. Como funcionam os pagamentos e recebimentos:
5.4. Como é feita a entrega:
5.5. Regulamentos, Normas ou Certificações de qualidade oficiais ou privadas a serem atendidas:
6. Mercado dos Fatores de Produção – Fornecedores
6.1. Quem serão meus fornecedores:
6.2. Local, regional, nacional ou internacional:
6.3. Compra presencial, vizinho, parceiro, loja, online, por telefone:
6.4. Compra de Pessoa Física ou Jurídica:
7. Mercado dos Fatores de Produção – Preços
7.1. Quanto custa cada fator de produção, cada insumo que preciso?
7.2. Como consigo descontos nas compras? Escala, frete, frequência, a vista, a prazo, trocas?
7.3. Quanto de taxas e impostos estão embutidos nos preços?
7.4. Os preços variam ou são constantes ao longo do ano? Posso comprar mais barato? Existem promoções?
8. Mercado dos Fatores de Produção – Quantidades
8.1. Meu mercado ou fornecedores conseguem me atender em quantidade e qualidade suficiente?
8.2. O mercado terá disponível o que preciso?
8.3. Quais prazos para comprar ou contratar preciso trabalhar?
8.4. A qualidade dos produtos é padrão ou sofre variações?
9. Mercado dos Fatores de Produção – Comportamentos
9.1. Como este Mercado funciona? Como ele compra? Como são os procedimentos de compra ou contratação?
9.2. Quais requisitos ou Certificações de qualidade oficiais ou privadas a serem exigidas:
9.3. Como funcionam os pagamentos e recebimentos:
9.4. Como é feita a entrega ou o frete:
9.5. Mercado Sazonal ou constante:
Agrofloresta do Futuro – Estudo de Mercados

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