POR QUE A AGROFLORESTA É O MELHOR INVESTIMENTO DO BRASIL?

 

“Onde as necessidades do mundo e os talentos se cruzam, aí está a vocação.” (Aristóteles)

Pra começar vamos analisar alguns fatos e números que mostram a VOCAÇÃO do nosso País. Onde a sorte e a necessidade mundial se encontram.

>>> Qual país do mundo possui território continental como o nosso?
>>> Quem possui a maior reserva hidrológica do planeta?
>>> Aonde encontramos um clima ideal para desenvolver 90% das espécies alimentícias do planeta?
>>> Qual nação ainda possui 61% de sua vegetação nativa preservada, a maior biodiversidade do planeta e as leis mais rígidas de conservação?
>>> Aonde está a população mais conectada com a terra, com a natureza, alegria, disposição de fazer de tudo para ver a felicidade do próximo, sem crenças limitantes, preconceitos de raça, religião ou de gênero?

O Brasil é o país da tradição agropecuária e da preservação da natureza. Produz comida suficiente para abastecer toda a população e ainda exportar para aqueles que não tem condições de fazê-lo. Essa é nossa vocação.

Somamos nosso ambiente >>clima e insolação<< recursos >>naturais, humanos, físicos, estruturais<<

ao conhecimento e cultura de todos os povos aqui reunidos >>Europeus, Africanos, Asiáticos e Americanos<<.

Resultado? Potencialidade ilimitada para alimentar o mundo. O Brasil e seus números extraordinários: >>> 8.5 milhões de km² de terra, ou 4,5 hectares para cada brasileiro <<< >>> 6.9 Km cúbicos de água doce, ou 43 mil metros cúbicos por pessoa <<<

>>> A área cultivada com alimentos soma 8% do território <<<

>>> 60 milhões de hectares foram utilizados para o plantio de grãos no Brasil em 2016 <<<

>>> A safra de grãos em 2017 apresentou um novo recorde ao alcançar cerca de 232 milhões de toneladas, 24,3% ou 45,4 milhões de toneladas a mais frente às 186,6 milhões de toneladas da colheita de 2016. A soja e o milho representam 90% do total produzido. Os demais foram feijão, trigo, aveia, cevada, arroz, canola, centeio e triticale.<<<

>>> A produtividade média dos grãos é de 3.3 toneladas / hectare. <<<

>>> A área de pastagem estimada é de 170 milhões de hectares e o rebanho bovino de 210 milhões de cabeças. A produção em 2016 foi superior a 9 milhões de toneladas de carne. Embora a produtividade média brasileira seja de 6@ de carne/ hectare/ano, já se sabe que no sistema ILPF chega a à 32@ / hectare/ ano.

>>>O consumo médio mundial de carnes em 2016 foi de 7 kg/habitante. O brasileiro consome em média 100 kg/ano, mas a recomendação da OMS é de 30 kg!!!<<<

>>> A produção de frutas em 2017 será de aproximadamente 44 milhões de toneladas. Desses, a laranja representa quase a metade do volume. Isso mantém o Brasil como terceiro maior produtor de frutas do mundo, atrás apenas da China e da Índia, respectivamente. A área plantada cobre mais de 2 milhões de hectares. Ou seja, produtividade de 45 toneladas de frutas/ hectare.<<<

>>> Cada brasileiro come em média 57 kg de frutas/ano, mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo diário de 400 gramas ou 120 kg per capita/ano.<<<

>>> O setor agropecuário brasileiro cresce em média 10% ao ano. Representa 23% de participação do PIB e 48% das exportações, de mais de 500 itens para quase 170 países. São 18 milhões de empregos diretos e indiretos envolvidos. <<<

Para a Agrofloresta do Futuro o agricultor é acima de tudo um empreendedor, seja pequeno, médio ou grande. Independentemente do tamanho, complexidade ou do nível de tecnologia empregada. OS SAF’S geram renda, emprego, dignidade e honra para aqueles que atuam no segmento que alimenta pessoas e preservando o patrimônio natural. Apesar do agricultor ter sido desvalorizado, marginalizado, empobrecido e desapoderado, sabemos que as dinâmicas estão mudando. Veja que muito do que está sendo praticado a pelo menos 60 anos, por um lado possibilitou o desenvolvimento das cidades, da urbanização e da industrialização, mas, por outro, apresenta sequelas sociais, econômicas e ambientais extremamente desafiadoras. Certamente as tendências e aptidões apresentam vários desafios, porém, com a certeza de que a superação de cada um deles trarão inúmeros benefícios a todos os agentes envolvidos, dos produtores, consumidores e prestadores de serviços.

>>> Até 2050 teremos mais de 1 bilhão de pessoas a mais no planeta para alimentar.
>>> O pequeno agricultor ocupa hoje papel decisivo na cadeia produtiva que abastece o mercado brasileiro. 70% do que é consumido internamente. São 4,5 milhões de famílias produzindo no campo.

>>> Cerca de 8 milhões de jovens que hoje vivem no campo têm participação ativa na produção agrícola.

>>> O mercado de alimentos saudáveis, orgânicos e funcionais é o que mais cresce no mundo. As pessoas estão cada vez mais conscientes e indomadas, incentivando formas preventivas de cuidar da saúde, qualidade de vida e diversidade.

A vocação do mundo é a natureza. Precisamos dela e ela de nós. São 1 bilhão de pessoas passando fome no mundo e áreas desertificadas que somam o tamanho do território Brasileiro. Ainda temos as mudanças climáticas que agrava a produção agrícola e a migração dos povos em muitos locais do planeta.

Como a agrofloresta vai tornar o Brasil o país do Futuro? Considerando que o SAF tem capacidade de produzir até 80 Toneladas de alimentos orgânicos/hectare/ano, gerando uma receita bruta de até R$ 400 mil/hectare/ano, basta fazer algumas contas com os números apresentados aí em cima para se chegar a uma conclusão de que é possível acabar com a fome, com o desemprego e com a crise.

Além disso, qual é o empreendimento que possibilita produzir água, alimentos, regenerar a natureza e dar bons resultados produtivos e financeiros, as vezes mais atrativos que um empreendimento na cidade?

Vamos compartilhar com os amigos as novas oportunidades! Contribua com seu comentário aqui, reforçando essa visão.

Nos siga no Face, YouTube e Instagram e receba as notificações que irão transformar a forma de empreender na natureza!

Há braços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s